Você se sente bem no seu ambiente de trabalho?


Como é o "clima" no seu ambiente de trabalho? Você e os seus demais colegas se sentem tensos, estressados, mal-humorados? Se sua resposta é sim, qual é a causa de tudo isso? Do seu chefe, (que não reconhece seu trabalho), dos salários e benefícios da organização (que estão abaixo da média do mercado) ou de sua equipe (altamente desentrosada e desunida)? Talvez a análise do clima organizacional de sua empresa ajude a responder essas perguntas.

O clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu próprio comportamento. O clima organizacional está vinculado a diversas variáveis como motivação, estilo de liderança, ao interesse pelo trabalho, ao grau de relacionamento existente na empresa, e outros fatores relacionados ao nível de satisfação das pessoas dentro da organização. O clima organizacional reflete a qualidade do ambiente de trabalho percebido pelas pessoas e o grau de satisfação das pessoas com o ambiente interno da empresa. Portanto é um conceito que precisa ser conhecido por todos os líderes de verdade.

Um clima organizacional precário traz inúmeras consequências para as organizações e as equipes:

- Estresse;

- Desmotivação;

- Queda de produtividade;

- Perda de clientes;

- Aumento da rotatividade de pessoal e do número de faltas e ausências ao trabalho e, até mesmo, aumento no número de atestados.

Trata-se de um problema sério em nossas organizações e que não tem recebido a atenção que merece. Conheço um empresário que certa vez me perguntou porque a sua equipe produzia abaixo do esperado justamente quando era mais necessário (períodos de maior demanda). Eu respondi que a resposta dele estava na pergunta. A pressão fazia com que as equipes se tornassem resistentes aos objetivos impostos pela organização. Mas não porque as equipes não sabiam trabalhar sob pressão e sim porque as equipes estavam insatisfeitas com a maneira com que eram tratadas. Não se engane. As pessoas não são máquinas. Não se trata de apenas apertar um botão e automaticamente terão maior produtividade. É preciso negociar, convencê-las de que elas ganharão algo em troca do cumprimento dos objetivos organizacionais. É preciso conquistar sua confiança para conquistar sua colaboração.

As empresas de ponta investem em bem-estar e satisfação para seus colaboradores justamente porque elas sabem que, fazendo isto, elas ajudarão a desenvolver um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam satisfeitas e produtivas. Os resultados virão na forma de maior rendimento no trabalho, menor número de afastamentos, ambiente mais favorável ao trabalho em equipe e à cooperação.

Se sua empresa sofre de problemas de clima organizacional, talvez mais de um dos sintomas abaixo relacionados podem estar presentes:

- Falta de reconhecimento;

- Líderes autoritários e centralizadores;

- Falta de comunicação entre as pessoas;

- Trabalhos repetitivos e burocráticos;

- Falta de perspectivas profissionais;

- Baixos salários;

- Clientes insatisfeitos;

- Baixo índice de retenção de bons profissionais;

- Estilos de Administração ineficientes.

Para a obtenção de um diagnóstico mais preciso, a pesquisa de clima (questionário onde se analisam diversos fatores relacionados à satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho) pode ser realizada. Mas de nada adianta um diagnóstico sem uma mudança fundamental nas políticas, nos valores e no estilo de liderança das organizações. Enquanto não se derem conta deste importante conceito, inúmeros "líderes" continuarão batendo cabeça com seus colaboradores na busca pela máxima produtividade. Muitos, sem o domínio das técnicas adequadas de gestão de pessoas, apelarão para a sua autoridade, alguns usarão de ameaças e punições. O que eles não entendem é que, agindo assim, cavarão mais profundamente a sepultura da eficiência de sua própria organização. Pense nisso.

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